" Eu vi um poço fundo e escuro; em sua borda havia um balde amarrado em uma corda. Eu vi o balde sendo baixado para dentro do poço e, quando ele foi novamente puxado para cima e para fora da escuridão, ele estava transbordante de água clara e pura. Eu ouvi as palavras: Bem dentro de cada alma existe a pureza do Espírito. Procure sem pressa até encontrá-la e, então traga-a à tona." Eileen Caddy
TRANSLATE

TRANSLATE

Translate

Portugal Spain Italy France United Kingdom(Great Britain) Germany China Japan Russian Federation

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Política



Enquanto você cresce, enquanto a sociedade o ensina a ser dessa maneira, a se comportar dessa maneira, você começa a ficar hipócrita, e a se identificar com a sua hipocrisia.
No jantar, eu disse a uma amiga que o primeiro homem a elaborar a máxima "A honestidade é a melhor política" deve ter sido alguém muito esperto. A honestidade não é uma política, e se é uma política, não é honestidade: você é honesto porque isso compensa, e vai ser desonesto se compensar. A honestidade é a melhor política quando compensa, mas se ás vezes ela não compensa, então a desonestidade é claramente a melhor política. A questão é: o que compensa?

E minha amiga lembrou que naquele dia mesmo ela tinha lido num livro, numa frase, duas palavras muito reveladoras. Ela nunca havia aproximado aquelas palavras: polir, polidez, política. O que é polidez? É uma espécie de política. Ambas as palavras derivam da mesma raíz. As três palavras- polir, polidez, política- têm todas a mesma raíz, significam a mesma coisa. Mas a polidez você a considera uma característica boa. Você nunca pensaria nela em termos de política, mas é política. Ser polido é uma medida de defesa.

Na Europa você cumprimenta com um aperto de mãos. Por que você aperta com a mão direita? Por que não com a esquerda? Faz parte da política na verdade. Apertar as mãos não é nada amistoso. É apenas um gesto que significa: "Minha mão direita está vazia, portanto não se preocupe. E deixe-me ver se sua mão direita está vazia também, se você não está segurando uma faca ou qualquer coisa assim."
E quando aperta com a mão direita, você não pode sacar a espada, pois com a mão esquerda... a menos que você por acaso seja canhoto. É apenas um modo de dar à outra pessoa a certeza de que você não vai feri-la, e ela lhe dá a certeza de que não vai ferir você. Com o passar do tempo, tornou-se um símbolo de saudação mútua.

A nossa cultura, a nossa educação, a nossa religião- tudo isso nos ensina a ser hipócritas, de maneiras tão sutis que, a menos que você se aprofunde na busca, nunca vai descobrir o que está fazendo.

Por que você sorri quando encontra um amigo? Qual é a necessidade disso? Se não tem vontade de sorrir, por que sorri? Você precisa fazê-lo. É uma política que compensa, porque um dia você pode precisar da ajuda desse homem, e se você sempre sorriu pra ele, ele não poderá recusar. Se nunca sorriu para ele, e nunca disse nem um "oi", você não precisa sequer se incomodar em procurá-lo, ele vai expulsá-lo da casa dele, dizendo: "Vá para o inferno!" É preciso compreender todas essas camadas e livrar-se de todas elas.

Seja um observador, para não conseguir se identificar com nenhum sonho.
Meu esforço é para despertar você. Talvez seja difícil no começo, porque você vem sendo um mendigo há tanto tempo, que vai pensar que estou lhe tomando seu reino. Por isso é uma jornada difícil.
Eu a tornei tão simples, na aparência, porque sei o quanto ela é difícil por dentro. Torná-la difícil também por fora seria desumano. Portanto na aparência, eu a tornei absolutamente simples- não pode ser mais simplificada- porque por dentro, o verdadeiro trabalho é duro. Mas precisa ser feito. Se não o fizer, você terá vivido sem saber o que a vida é. Você terá existido de um modo que não se pode chamar de "viver", mas apenas de "vegetar".

Não seja um vegetal, um repolho, uma couve-flor. Sim, existem essas duas categorias de pessoas: os repolhos são as pessoas sem instrução, as couve-flores são repolhos com formação universitária, mas não há muita diferença.

A única coisa que faz diferença é: acorde!

É difícil não abusar da própria autoridade. Muito difícil- porque em primeiro lugar, as pessoas buscam a autoridade exatamente para abusar dela.
Você já ouviu a famosa máxima do lorde Acton, de que o poder corrompe. Não é verdade. A observação é correta em certo sentido, mas não é verdadeira. O poder jamais corrompe ninguém, mas ainda sim o lorde Acton está certo em termos- porque nós sempre vemos gente sendo corrompida pelo poder. Como o poder é capaz de corromper as pessoas?
Por outro lado, na verdade, as pessoas corrompidas buscam o poder.

É claro que quando não têm poder, não têm como expressar sua corrupção. Quando têm poder, elas são livres. Então elas podem agir com o poder, sem se preocupar. Então elas se mostram como realmente são, revelam o seu verdadeiro rosto.

O poder não corrompe ninguém, as pessoas corrompidas é que se deixam atrair pelo poder. E quando têm o poder, é claro, elas o utilizam para satisfazer todos os seus desejos e paixões.

Acontece. Uma pessoa pode ser muito humilde. Quando está buscando um cargo político, ela pode ser muito humilde, e você talvez a conheça- você talvez saiba que, durante a vida inteira, ela foi uma pessoa simples e humilde- e você vota nela. No momento em que assume o poder, há uma metamorfose, não é mais a mesma pessoa. Todos ficam surpresos- como o poder corrompe?

Na verdade, aquela humildade era falsa, uma enganação. A pessoa era humilde porque era fraca. Era humilde porque não tinha poder. Tinha medo de ser esmagado por outras pessoas poderosas. Sua humildade era a sua política, a sua polidez. Ela não precisa mais temer, ninguém mais pode esmagá-lo. Agora ela pode ser seu verdadeiro eu, agora ela pode expressar a própria realidade. Agora ela parece corrompida.

Em toda interação humana você vê isso acontecendo. As pessoas vão despejando sua autoridade em toda parte, tiranizando os outros ou sendo tiranizadas pelos outros. E quando alguém o tiraniza, você imediatamente encontra alguém mais fraco, em algum lugar, para se vingar.

Quando o seu chefe o tiraniza no escritório, você chega em casa e tiraniza a sua mulher. E se ela não for feminista, ela vai esperar até que o filho volte da escola para tiranizá-lo. E se o filho for à moda antiga, ele irá para o quarto e quebrará os brinquedos, porque são as únicas coisas que ele pode tiranizar. Ele pode mostrar seu poder nos brinquedos. Mas isso continua indefinidamente. Parece que esse é o jogo. Essa é a política real.

Portanto, sempre que você tem alguma autoridade... e todo mundo tem uma ou outra autoridade. Não é possível encontrar ninguém, nem mesmo a última pessoa do mundo, que não tenha autoridade. Até ela tem alguma autoridade, até ela tem um cachorro que possa chutar. Todo mundo tem alguma autoridade em algum lugar. Logo, todo mundo vive na política. Você pode não ser membro de nenhum partido político, isso não quer dizer que você não seja político. Se abusa da sua autoridade, você é político. Se não abusa da sua autoridade, você não é político.

Seja mais consciente para não abusar da sua autoridade. Isso vai lhe trazer uma luz bastante nova- como você funciona- e deixá-lo muito calmo e concentrado. Vai lhe proporcionar tranquilidade e serenidade.

(Osho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Queridos em primeiro lugar eu me considero um intelectual outsider , coisa aqui rara no Brasil , não pertenço a nenhum partido, não pertenço a nenhum grupo inclusive a nenhum grupo de intelectuais não respondo a nenhum credo , não participo de qualquer militância . ( Milton Santos . )

Meus escritos são para aqueles que desejam receber a verdade, num estado de mente simples e infantil, pois eles possuirão o reino de Deus. Escrevi unicamente para aqueles que buscam; para os astutos e expertos, nada tenho a dizer...
Agrada ao Supremo revelar seus segredos através do tolo, olhado pelo mundo como sendo um nada; percebe-se que seu conhecimento não procede destes tolos, mas Dele. Portanto, peço que considerem meus escritos como sendo os de uma criança a quem o Supremo manifestou Seu poder. Há tanto dentro deles, que nenhum tipo ou quantidade de argumentação ou raciocínio pode compreender ou alcançar; mas para os iluminados pelo Espírito, sua compreensão é fácil, e não passa de uma brincadeira de criança. – Boehme

Postagens populares